"Não há futuro para as empresas que não se concientizarem que devem preservar o meio ambiente para as gerações futuras e que não é possivel ter lucro em uma sociedade miserável."
Ronald Jean Degen

domingo, 16 de janeiro de 2011

Estímulos de Mercado às Ações Institucionais Sócio-Ambientais: Produtos Certificados - Inovação e Competitividade com Sustentabilidade

O professor da USP Dr. Alex Coltro (2004), a partir de pesquisa realizada pelo Instituto AKATU, identificou que 82% dos denominados consumidores conscientes pagariam mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente, ao mesmo tempo somente 14% dos mesmos conhecem a ISO 14001 e, destes, somente 6% identificam tal selo com a Qualidade Ambiental e a preservação do meio ambiente. Assim o texto discute a utilidade dos selos de certificação constantes dos rótulos dos produtos e busca compreender os hábitos de compra destes consumidores, identificando suas práticas, costumes, preferências e discernimento quando do ato de comprar. A pesquisa identifica os critérios de avaliação e escolha de um produto, os aspectos não ligados diretamente a preço e qualidade que levam à decisão da compra, particularmente quanto à compreensão dos significados dos selos de certificação estampados nas embalagens de determinados produtos.