O professor da USP Dr. Alex Coltro (2004), a partir de pesquisa realizada pelo Instituto AKATU, identificou que 82% dos denominados consumidores conscientes pagariam mais por produtos advindos de empresas que realizam projetos em favor do meio ambiente, ao mesmo tempo somente 14% dos mesmos conhecem a ISO 14001 e, destes, somente 6% identificam tal selo com a Qualidade Ambiental e a preservação do meio ambiente. Assim o texto discute a utilidade dos selos de certificação constantes dos rótulos dos produtos e busca compreender os hábitos de compra destes consumidores, identificando suas práticas, costumes, preferências e discernimento quando do ato de comprar. A pesquisa identifica os critérios de avaliação e escolha de um produto, os aspectos não ligados diretamente a preço e qualidade que levam à decisão da compra, particularmente quanto à compreensão dos significados dos selos de certificação estampados nas embalagens de determinados produtos.
Este blog tem por objetivo disponibilizar os materiais utilizados na disciplina de Sustentabilidade Organizacional, do Curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Metodista - IPA. Sejam todos bem-vindos e sintam-se a vontade para enviar comentários ou entrar em contato através do e-mail: sustentabilidade.ipa@gmail.com
"Não há futuro para as empresas que não se concientizarem que devem preservar o meio ambiente para as gerações futuras e que não é possivel ter lucro em uma sociedade miserável."
Ronald Jean Degen
Ronald Jean Degen